Friday, February 1, 2008

Sandes de carne e pastel de nata

Nestes ultimos tempos tenho-me indignado com varias coisas. Mas sem sombra de duvida as que mais me indignam são:
  • Francesinha vs Sandes de Carne
"A sanduíche Francesinha é um prato típico da cidade do Porto, baseado numa tosta francesa, supostamente recriado por um cozinheiro emigrante retornado de França."
"A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos."

  • Pastel de Nata vs Pastel de Belém
"Os pastéis de nata ou pastéis de Belém são uma especialidade da gastronomia tradicional portuguesa"


Isto depois de uma pesquisa rápida na net.

Para quem quiser tirar as duvidas aqui ficam os links.

pasteis de belem na wikipedia
pasteis de nata na wikipedia
francesinha na wikipedia

Agora os alfacinhas que me desculpem mas nunca mais me digam que os Pasteis de Belém não passam de uns pasteis de nata muitos bons (talvez os melhores que já comi ate hoje)
Quanto aos meus amigos tripeiros também não me digam que as francesinhas só no Porto porque na realidade já são ideias importadas e nada impede uma pessoa de fazer boas francesinhas mesmo não sendo do Porto.(se bem que a melhor francesinha que comi até hoje tenha sido no Porto)

3 comments:

Lua said...

prato TÍPICO do Porto BASEADO numa receita francesa...é mau jujuh ser feito por um ribatejano:p

Anonymous said...

Bolas que metemo-nos com o cozinheiro errado! =P

Devo dizer que concordo com a parte d s puder comer boas francezinhas em kk lado!

E quanto ao Pastel de Belém... eu n discuto que n é um pastel de nata, mas que são os melhores =) HiHi!

Anonymous said...

Ora bem ... um post simples e bastante engracado ... no entanto ...

"Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site --muitas vezes erradas-- para fazer seus trabalhos.

A Wikipédia possui um número altíssimo de erros e pode ser muito prejudicial a estudantes. "


Como se pode ver pelo próprio criador da wikipedia, os estudantes sao bastante atreitos a serem "enganados" e ... xor Rato ... vecemece eh ... (6)

De qq forma, e obviamente nao me pronunciando sobre as francezinhas que eu agora eh soh tugas(hihi)...tenho a dizer que um pastel de belém é sem dúvida um pastel de nata, ou melhor, O pastel de nata :)