Monday, November 2, 2009

Pão-Por-Deus vs Halloween

Este domingo surgiu em mim uma grande duvida.
Mas o que aconteceu à tradição da minha aldeia de ir pedir o pão-por-deus??
Para quem não sabe é ir de porta em porta pedir bolinhos e coisas assim (mas sem fazer travessuras nem mascarados de bruxas ou vampiros)
Na minha infância era um dia muito divertido porque as pessoas davam romãs, figos, amêndoas, nozes, broas (das de comer e não as de fumar) e um ou outro copito de agua-pé daquela caseira feita por métodos ancestrais de pisar as uvas com os pés. Depois ao fim da tarde eu e mais 3 ou 4 amigos tínhamos um lanche diferente.

Agora não!!!
É só festas do halloween morcegos e bruxas por todo lado. Os putos com grandes broas (estas sim das de fumar), a ouvir musica ordinária e a beber bebidas destiladas até cair para o lado.

Tive o domingo quase todo em casa e só uma miudinha foi pedir os bolinhos (que a minha mãe tinha preparados para a ocasião), fiquei deveras triste com a situação.
Nem um puto para ir cmg beber um copito e comer um figo seco com uma noz no meio.
Agora só querem computadores e consolas de jogos. As tradições da aldeia estão claramente a perder a magia o que é uma pena.

Estas novas ideias importadas dos países de origem saxónica vendem mais e como alguém diria "são sper fixes" asfixiam por completo o belo do bolinho e do copito do tinto palheto.
A única coisa boa é que sobram muitos bolinhos e broas para mim, uma vez que praticamente ninguém apareceu para as pedir.

1 comment:

Lua said...

Que tradição tão gira! Por acaso é uma pena, e olha que se tivesses avisado, eu sentava-me no teu alpendre a jogar à sueca, com as broas da tua mãe e a beber um copito para aquecer o friozinho...que saudades:(
Um dia destes apareco-te em casa e levo castanhas para assar, que achas?
Beijo*